LUTO ANTECIPATÓRIO – O DISCURSO NARCISO-EGOÍSTA NA FAMILIAR DE PACIENTE GRAVE EM U.T.I

Por psicosaude
22-07-16 | 15:00

Pusch, S.R; Youssef, N; Kummer,K; Hilgemberg, C.E; Réa-Neto, Á.

 

INSTITUIÇÃO: UTI – Hospital das Nações; UTI - CEPETI – Centro de Estudos e Pesquisa em terapia Intensiva; Curitiba- Pr

 

INTRODUÇÃO: O luto antecipatório foi identificado como mecanismo de enfrentamento utilizado pelos familiares frente à perda antecipada. Observa-se muitas vezes no luto antecipatório o discurso narciso – egoísta no familiar do paciente grave em U.T.I.. A partir daí surge uma questão: qual o motivo para tal discurso e quais as melhores estratégias a serem utilizadas pelo psicólogo nesta situação. O luto antecipatório é um sistema psíquico complexo que envolve o medo da possibilidade da perda, mas sim a possibilidade dela. Desta forma, classifica-se o luto antecipatório como uma fase preliminar, que pode vir a ter continuidade num luto legítimo se o ente querido realmente morrer, ou simplesmente, servir como uma experiência para o sujeito em relação à possibilidade de morte.

 

OBJETIVO: A presente pesquisa nasceu com a proposta de aferir possibilitar a compreensão do discurso narciso – egoísta na eminência do luto antecipatório.

 

METODOLOGIA: Observação do funcionamento do sistema familiar depois do horário de visita, no momento que o médico presta informações a respeito do paciente aos familiares. A escolha do sistema familiar para registro foi aleatória. Foi utilizado um protocolo que consiste em nome do paciente, idade, sexo, religião, profissão, doença de origem, gasglow, apache, data da internação, data do registro.

 

RESULTADO: Foram observadas 36(trinta e seis) famílias no período de agosto a novembro/2000. Observou-se que: A) (52%) dos familiares apresentaram um discurso narciso – egoísta com a presença do luto antecipatório; o discurso está relacionado com paciente jovem internado, paciente provedor do sistema familiar e familiar com uma relação de dependência com o paciente. A média do gasglow dos pacientes = 13; apache = 23; média idade = 38. B)(32%) dos familiares apresentam apenas luto antecipatório sem o discurso narciso – egoísta; o discurso está relacionado com pacientes idosos e pacientes crônicos, onde a eminência da morte está mais presente. A média do gasglow dos pacientes = 10; apache = 25; média idade = 66. C)(16%) não apresentaram luto antecipatório tão pouco o discurso narciso – egoísta, o que nos remete a pensar num possível equilíbrio do sistema familiar e na visão do mundo deste sistema. A média do gasglow deste grupo de pacientes = 13; apache = 18; média idade = 52.

 

CONCLUSÃO: As manifestações narcísicas falam apenas do próprio amor o qual é refletido no outro o que pode sugerir um luto patológico. Compreendendo as manifestações psicológicas que as doenças trazem é essencial para o entendimento das questões próprias do doente e do familiar, evitando que mecanismos compensatórios surjam impedindo a assimilação da realidade e elevando a altos índices a ansiedade e angústia de todos os envolvidos.

 

Fonte: Revista Brasileira de Terapia Intensiva – AMIB suplemento I – ano 2002. X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva.

Fale Conosco